Prezados Condôminos,
Informamos a todos que a instalação da Antena Coletiva DTV em nosso Condomínio já está concluída, em funcionamento e liberada para instalação em todas as unidades.
Os condôminos que desejarem instalar em sua unidade o ponto da antena coletiva, poderão fazer por conta própria ou contratar um técnico antenista de sua confiança.
Apenas lembrando que independe de ser um profissional contratado ou o próprio condômino, de acordo com nosso Regulamento Interno:
Art.87º. É proibido aos condôminos e seus funcionários (terceirizados ou não) mexer em caixas de energia, caixas de passagem, caixas de telefonia, caixas de antenas, caixas de bombeiro, sistema de bombeiro, acessar portas ou portinholas de acesso à estas caixas, subir no telhado, no barrilete, abrir e fechar registros, sem autorização prévia e escrita do síndico com registro em livro, bem como sem o acompanhamento de uma pessoa responsável indicada pelo síndico.
Por isso ANTES de efetuar a instalação, favor solicitar autorização por e-mail, telefone ou pessoalmente à síndica para evitar maiores transtornos por desrespeito ao Regulamento Interno.
O ponto de conexão da antena coletiva de cada andar está numa caixa de passagem identificada como "Shaft Antena" como na imagem abaixo:
Abrindo a caixa (com cuidado para não danificar a tampa nem perder os parafusos), dentro dela encontrará os pontos de conexão da antena coletiva e assim como de outras operadoras (NET, Sky, etc).
O ponto da antena coletiva sempre estará do lado esquerdo da caixa e estará com identificação de "COLETIVA" como na imagem abaixo:
Serão sempre quatro pontos, um ponto para cada unidade do andar.
Jamais desconecte, altere, remova ou acrescente qualquer cabo ou elemento dentro das caixas de passagem sob pena de advertência/multa conforme Regulamento Interno:
Art.105º. Os danos causados às partes comuns do Condomínio serão indenizados por quem der causa, seja condômino, ocupante a qualquer título, seus familiares ou empregados, inclusive os danos causados às partes comuns ou unidades autônomas por defeitos, má utilização ou conservação das instalações da unidade ocupada.
Pensando no bom funcionamento de nossa Antena Coletiva DTV, sempre recomendamos que os condôminos procurem profissionais habilitados e de confiança para efetuar a instalação. Mas nada impede de o próprio condômino fazer sua instalação.
Nos casos em que o condômino opte por fazer a própria instalação, o mesmo deverá sempre utilizar cabo do tipo coaxial RG6 ou RG59 com no mínimo de 90% de malha e de preferencia conectores de compressão. Como é um sistema coletivo, a utilização de cabos de má qualidade e com conectores mal confeccionados pode causar problemas para todos os demais utilizadores do sistema.
Na internet há diversos tutoriais de como preparar o cabo coaxial e seus conectores. Deixo abaixo um vídeo (que não é de minha autoria) que mostra uma das inúmeras maneiras de como fazer:
O condômino deverá usar um "passa-fio" partindo do ponto de antena de sua sala até chegar no interior da caixa de passagem. Caso o conduíte apresente obstrução e o "passa-fio" não consiga chegar na caixa de passagem, o condômino deverá solicitar assistência técnica à construtora.
Chegando no interior da caixa de passagem, conecte seu cabo em um dos quatro pontos disponíveis no divisor de antena identificado como "COLETIVA". É extremamente recomendável que de alguma maneira identifique seu cabo com o número de seu apartamento, para casos em que seja necessário efetuar a manutenção da caixa de passagem ou do sistema de Antena Coletiva.
A outra ponta do cabo que ficará no interior da unidade deverá ser conectado no conversor de TV Digital ou diretamente na TV quando a mesma dispor de conversor integrado para recepção de TV Digital.
Qualquer dúvida, sugestão ou problema não hesite em nos procurar.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Oliveira Ferraz