quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Alvenaria Estrutural

Acredito que todos já devem estar cansado de ouvir que nosso condomínio é construído em Alvenaria Estrutural e que é proibido a abertura de paredes, alargamento de portas e janelas, alteração da posição e adição de novas tomadas.

Quero procurar aqui explicar um pouco melhor o que vem a ser ALVENARIA ESTRUTURAL.

A Alvenaria Estrutural é uma das formas mais antigas de construção empregadas pelo homem. Ao longo dos séculos obras importantes utilizaram esse sistema construtivo, entre elas estão os blocos de pedra da Catedral de Notre Dame (Paris – 1250) e a Muralha da China, construída entre 1368 e 1644. No Brasil, os primeiros prédios em alvenaria estrutural foram construídos em 1966, no conjunto habitacional Central Parque da Lapa, em São Paulo.

Ela é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. Esse sistema constutivo dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura. Assim sendo, a parede não tem apenas a função de vedação (dividir ambientes); ela desempenha também o papel de estrutura da edificação.

A foto abaixo mostra uma construção em Alvenaria Estrutural.



Observe que não há coluna de concreto armado ou qualquer outro tipo de sustentação além das próprias paredes. As paredes do nosso condomínio não têm colunas com vergalhão, pois as paredes são a própria sustentação dos pisos superiores.

Por isso, não perfure, não rasgue e não derrube qualquer das paredes de seu apartamento. Uma aparentemente inocente troca de lugar de um interruptor ou tomada pode levar ao desmoronamento do seu prédio. Na dúvida, fale com a Administração do Condomínio ou com a Construtora Lumiar antes de qualquer intervenção.

E fique também atento às REGRAS PARA REFORMA, e siga rigorosamente as orientações abaixo:
  • Comunique à Síndica sobre futuras reformas em sua unidade, e assine a COMUNICAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE OBRA/REFORMA. A não-assinatura do termo não exime o proprietário de responder por danos causados ao condomínio. Se ainda não assinou, imprima o termo (clique aqui), assine-o e entregue para a Síndica;
  • São de sua responsabilidade danos à estrutura do edifício, vazamentos, rachaduras ou qualquer outra deformidade ou alteração na constituição do edifício em decorrência da sua obra, segundo o ‘Regulamento Interno’ e o ‘Termo de Responsabilidade pela Obra’, assinado pelo proprietário;
  • É proibido colocar entulho da reforma na lixeira comum do condomínio, a menos que o volume seja composto apenas de papelão e plástico;
  • Mantenha a porta de sua unidade completamente fechada durante as obras e reformas evitando sujar e espalhar a poeira;
Espero ter esclarecido as dúvidas a respeito da Alvenaria Estrutural e conto com a colaboração de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário